terça-feira, 17 de setembro de 2013

BRASIL EUA: VISITA ADIADA


Espionagem isola e ridiculariza os EUA

Por Fernando Brito

A imagem aí de cima, com o impagável título de ”Adivinhe quem NÃO vem para o jantar” é a capa da editoria internacional do Huffington Post, o mais importante blog dos Estados Unidos. Fui ler os comentários – de americanos, claro – e impressiona o apoio que tem a atitude de Dilma.

Mas hoje houve um dado mais evidente da condenação mundial a que estão submetidos os EUA com sua atitude de violar as comunicações e a soberania dos países.

O Parlamento europeu aprovou a indicação do ex-agente Edward Snowden para o Prêmio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, considerado o principal prêmio europeu de direitos humanos, pela revelação dos esquemas usados pela National Security Agency.

O The New York Times diz que a indicação de Snowden é “quase tão importante como o voto contra ações militares na Síria”. O jornal afirma que ela “exerce um grande peso simbólico e ilustra flagrantemente o abismo que os vazamentos abriram entre os Estados Unidos e seus aliados, e não apenas países europeus, mas também do Brasil, México e outros países que têm sido espionados o pela NSA.”

O discurso de Dilma na ONU vai encontrar um mundo ávido por atitudes contra esse absurdo. (Fonte: aqui).

................
O governo brasileiro considerou insuficientes as explicações oferecidas pela diplomacia americana, o que motivou o adiamento da visita. Comportamento digno. O que não significa ruptura. Cumpre aguardar.
Enquanto isso, os aproveitadores tupiniquins se esmeram em criticar a atitude brasileira, o que não causa estranheza. Comentário de um leitor do Tijolaço: "O engraçado é que, na campanha eleitoral, a direita dizia que Dilma não podia pisar em solo dos EUA pois havia uma 'ordem de prisão' contra ela. Agora essa mesma direita diz que é um absurdo ela cancelar a viagem."
Os vassalos são experts na arte da distorção...

Nenhum comentário: