terça-feira, 27 de agosto de 2013

DOUTORES DE CUBA


Um mero registro: em outubro de 1999, quando (salvo engano) cento e poucos médicos cubanos atuavam no Brasil, a revista Veja publicou matéria positiva sobre o tema, conforme se vê acima (clique para ampliar).

Uma valiosa informação:  a médica cubana Wilma Zamora Rodríguez, que chegou domingo, 25, ao Brasil, aqui vem trabalhar pela segunda vez, visto que entre 2001 e 2003 atuou no Tocantins. Ao desembarcar, Wilma declarou que a experiência no passado foi "muito boa" e que estava feliz por poder voltar e ajudar o País. Ela afirmou que não teve nenhuma dificuldade com o português quando aqui trabalhou.

"'Os médicos terão um bom relacionamento com os pacientes brasileiros', disse, acrescentando que não teme a reação negativa em torno do programa. Para ela, os brasileiros vão ficar 'muito agradecidos' aos profissionais trazidos pelo Mais Médicos." (Fonte: aqui).

A propósito, o Brasil 247 publicou interessante post, denominado "O que você precisa saber sobre médicos cubanos":

"Membro do núcleo de estudos cubanos da Universidade de Brasília, o jornalista Hélio Doyle, que conhece como poucos a realidade do País, expõe argumentos técnicos sobre a vinda de profissionais de saúde; ele diz, por exemplo, que eles já atuaram em regiões remotas do País no passado, sem que houvesse qualquer gritaria; (...); dos 78 mil doutores cubanos, que têm uma das melhores relações médico/paciente do mundo, 30 mil atuam no exterior  e o índice de deserção é baixíssimo. (...)." (Continua aqui).

Nenhum comentário: