domingo, 28 de julho de 2013

O PING PONG DA DESIGUALDADE


PING

O que disse o papa Francisco na favela da Varginha, no Rio de Janeiro:

"Quero encorajar os esforços que a sociedade brasileira tem feito para integrar todas as partes do seu corpo, incluindo as mais sofridas e necessitadas, através do combate à fome e à miséria. Nenhum esforço de pacificação será duradouro, não haverá harmonia e felicidade para uma sociedade que ignora, que deixa à margem, que abandona na periferia parte de si mesma. Uma sociedade assim simplesmente empobrece a si mesma; antes, perde algo de essencial para si mesma. Lembremo-nos sempre: somente quando se é capaz de compartilhar é que se enriquece de verdade; tudo aquilo que se compartilha se multiplica! A medida da grandeza de uma sociedade é dada pelo modo como esta trata os mais necessitados, que não tem outra coisa senão a sua pobreza!"

PONG

O que publicou o Estadão (aqui):

"Papa critica 'pacificação de favelas e desigualdade e dá apoio a manifestantes

Jamil Chade - O Estado de S. Paulo

RIO - O papa Francisco atacou a estratégia de 'pacificação' das favelas no Rio de Janeiro, alertando que, enquanto a desigualdade social não for resolvida, 'não há paz duradoura'. (...)."

................
Haja distorção! O papa Francisco louva o combate à fome e à miséria, e o jornalão vem com versão inteiramente desconforme!

Quem conhece os esforços traduzidos no Bolsa Família, nos aumentos reais do valor do salário mínimo e nos demais programas sociais tem ciência dos méritos do governo federal no citado combate. 

Um adendo: dá até pra especular que o papa Francisco, embora saiba de onde partem os maiores esforços, tenha assumido a estratégia de omitir 'o titular'. É como se a CNBB alertasse: "Não faça alusão... se o fizermos, estaremos desagradando a certas instâncias... Convém deixar nas entrelinhas...". Por aí.

Nenhum comentário: