sexta-feira, 26 de julho de 2013

MAIS MÉDICOS: RESPONSABILIDADE SOCIAL


"Parafraseando* o que disse Campos Sales(1841-1913), presidente da República no quadriênio 1898 a 1902: o governo não pode obrigar ninguém a ser patriota ou ter responsabilidade social. Mas pode apelar para outros recursos visando cumprir sua responsabilidade com a saúde da população.

Interessante; depois que o governo resolveu 'importar' médicos para suprir as lacunas Brasil afora passaram a pipocar em todos as mídias do país, incluindo as redes sociais, artigos, panfletos, análises, detonando todo o sistema de saúde, em especial as carência na estrutura e as deficiências do SUS.

Por aí se tira o caráter corporativista, portanto insensível, das reações contra o programa. Com essas inscrições fica mais patente ainda isso.

*Instituiu o Imposto do Selo, muito contestado à época. Ao receber uma comissão de empresários para protestar contra a medida, exclamou: 'Não posso obrigar ninguém a ser patriota. Mas posso obrigar a cumprir a Lei'."

As palavras acima, de JB Costa, aqui, expressam apropriadamente o que gira em torno do programa Mais Médicos. A propósito, até a noite de ontem, 3.333 municípios brasileiros manifestaram interesse em participar da iniciativa, e 18.545 médicos se inscreveram no programa, sendo que 3.102 deles  já entregaram a documentação exigida e podem começar a trabalhar imediatamente.

Diante do exposto, conclui-se: as entidades representativas dos profissionais médicos deveriam, sim, empreender negociações civilizadas com as autoridades governamentais, pois, com a adesão observada, o Mais Médicos está legitimado e fortalecido.

Nenhum comentário: