domingo, 12 de maio de 2013

VAMOS AO PARQUE SERRA DA CAPIVARA


No Piauí, serra da Capivara guarda o maior tesouro arqueológico do Brasil

Por Rafael Mosna


Parecia um tour exclusivo. Em abril, a reportagem visitou durante quatro dias o parque nacional da serra da Capivara, no Piauí, e só cruzou com um turista (isso mesmo, no singular) uma vez.

Sorte? Não exatamente. Essa época é considerada baixa temporada e, além disso, eram dias de semana.
Dados oficiais, no entanto, mostram que a visitação ainda é baixa.

Em 2012, 11.655 pessoas passaram pelo parque, sendo estudantes da região a maior parte delas. Vindos de fora do Nordeste, foram apenas 1.500 visitantes.

Para efeito de comparação, o sítio arqueológico de Tulum, no México, também de grande importância histórica, recebeu 1,2 milhão de visitantes no mesmo período.

Por que, afinal, é tão baixa a visitação à mais relevante área arqueológica do Brasil?

A principal hipótese é a dificuldade de acesso para quem vem de fora do Piauí. De São Paulo, o viajante precisa combinar trecho aéreo com escala e estrada, num total de dez horas de viagem.

Não é fácil chegar, mas quem se aventura raramente se arrepende desta viagem à Pré-História.

Estudos apontam a presença do homem há cerca de 50 mil anos. Os vestígios são resultado de escavações lideradas pela arqueóloga Niède Guidon na década de 70, quando foram encontradas ferramentas que evidenciaram a presença mais antiga do homem nas Américas.

Desde então polêmicos, os trabalhos ganharam maior aceitação décadas depois, durante apresentação em um simpósio no Piauí em 2006.

Formado por quatro serras, o parque tem como cartão-postal o sítio Boqueirão da Pedra Furada, com mais de mil pinturas rupestres. Estão ali, a poucos metros da parada de carro. Acesso facílimo.

Mas nem tudo é sombra, água fresca e trilhas planas. Para ver algumas das pinturas rupestres descritas nesta edição, será preciso encarar o calor de até 45ºC e subir em paredões íngremes.

Em suma, é preciso suar a camisa. (Fonte: aqui).

................
A matéria da Folha oferece outras valiosas informações. 
Posts publicados neste blog sobre a serra podem ser vistos aqui.
Lá funciona o Museu do Homem Americano. O parque compreende cerca de 900 sítios arqueológicos, mais de 600 deles com pinturas rupestres.

2 comentários:

Laura Macedo disse...

Já estou em Guarulhos curtindo a Serra da Capivara.
Beijos saudosos.

Dodó Macedo disse...

Que maravilha, querida. Logo mais seguiremos para o aeroporto.
Feliz dia das mães!
Beijos.