quarta-feira, 29 de maio de 2013

OTIMISMO, UMA NOTÍCIA DESTOANTE

.
Em meio à avalanche de matérias expostas/anunciadas pela mídia, todas procurando destacar mazelas do País, eis que aparece notícia destoante, contra a corrente. A notícia, aliás, mereceu abordagem até do conservador Jornal da (tv) Band, edição de ontem, 28. Eis os trechos principais da dita cuja:


Brasileiros são os mais otimistas com a economia, segundo ranking global

Por Silvio Guedes Crespo

O Pew Research Center, um instituto americano de pesquisas, perguntou, em 39 países, o que as pessoas achavam que iria acontecer com a sua situação econômica pessoal nos próximos 12 meses (...).

No Brasil, 88% disseram que a situação vai melhorar, um nível de otimismo que não foi registrado em nenhum outro país.

No ranking, os países mais otimistas são emergentes ou pobres. Imediatamente abaixo do Brasil aparece a Nigéria, seguida por Senegal, Venezuela e China.

Entre as nações ricas, os americanos são os mais otimistas com suas finanças (43% acreditam em melhora); franceses, gregos, japoneses e espanhóis são os mais pessimistas.

O otimismo dos brasileiros com suas finanças pessoais pode ser explicado pelo fato de que, apesar de a economia estar crescendo pouco, o desemprego se mantém em patamar historicamente baixo e a renda da população continua subindo (...).

Perguntados sobre a situação econômica do país como um todo, os brasileiros também estão entre os mais otimistas: 79% disseram crer que o cenário vai melhorar nos próximos 12 meses. Eles dividem a liderança com a população da China, onde 80% preveem melhora na economia.

É assim que eles respondem quando questionados sobre o que acham que vai acontecer. Se a pergunta é sobre como a situação está agora, no entanto, os brasileiros não estão tão na frente: 59% avaliam que o cenário atual está bom.

Esse percentual é mais alto do que o registrado em vários países ricos, mas não de todos. Fica atrás de Alemanha (onde 75% consideram boa a situação econômica), Canadá (67%) e Austrália (67%). (...). (Fonte: aqui).

................
Acontece que na fonte, quero dizer, no Uol, notícias positivas como a acima despertam críticas as mais ferinas. Pois no meio dos comentários, um bem destoante: "(...) o nível de emprego está bombando e a renda do trabalhador aumentando. Essa é a real situação dos brasileiros. Além disso, temos U$ 375 bilhões de reserva (no tempo de FHC eram U$ 37 bilhões), a dívida pública é 35% do PIB (no tempo de FHC era 45%) e continuamos crescendo enquanto a Europa afunda. A Petrobras (que a direita diz que está falida) amealhou U$ 11 BILHÕES de dólares de bônus em 24 horas, um recorde para a América Latina. Compra de máquinas industriais aumentou 11,4% em abril em relação a março, inflação já cedeu (...)".

Nenhum comentário: