terça-feira, 14 de maio de 2013

BRASIL: O AVANÇO DO CONHECIMENTO

ITA Instituto Tecnológico da Aeronáutica, em São José dos Campos-SP.

Revista americana Forbes destaca importância de universidades brasileiras


Um artigo publicado no site da revista “Forbes” na última sexta-feira afirma que as universidades brasileiras desempenham papel importante no momento positivo do País e serão ainda mais importantes no futuro. "(O Brasil) vai fazer inúmeras contribuições e muitas virão de, e quase todas estarão conectadas, um setor que atrai pouca atenção da grande mídia - a academia", diz o texto, assinado pelo jornalista Ricardo Geromel e pelo empresário americano Luke Barbara, baseado em São Paulo.

Segundo a revista, a atenção no Brasil está focada no crescimento econômico e nas políticas de relações exteriores, em empresas como Embraer e Petrobras e em eventos globais como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. "Muitas pessoas fora dos círculos acadêmicos não ouviram falar das universidades do Brasil e de seu importante papel no sucesso do País através da educação, liderança e inovação tecnológica."

O artigo destaca a importância de qualquer líder que deseja entender o Brasil de se familiarizar com a educação superior do País. A revista comenta que aqui, ao contrário dos Estados Unidos, são as universidades públicas que mostram melhor qualidade e destaque internacional e que têm sistemas de seleção rigorosos e competitivos.

Um exemplo usado pela publicação é a relação entre o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e a fabricante de aviões Embraer, que começou nos anos 50. "A poderosa combinação do ITA como uma universidade focada em tecnologia e a agência governamental CTA (Centro Técnico Aeroespacial, que hoje se chama Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) deu origem, com sucesso, à então estatal Embraer, a qual foi privatizada [25 anos depois]. Hoje, a Embraer é uma empresa global de aviação, de US$ 6 bilhões, e o ITA é chamado por muitos de 'MIT do Brasil'", diz a publicação, se referindo a uma das melhores universidades do planeta. A revista afirma ainda que o sucesso acadêmico brasileiro vai além da área aeroespacial.

A “Forbes” cita também que as universidades brasileiras têm parceiras de longa data com as melhores instituições de ensino do mundo e novas iniciativas são lançadas com frequência cada vez maior no País. "A academia brasileira precisa do conhecimento, talento e polinização de ideias de outras instituições e pesquisadores ao redor do planeta. Mutualmente, ela contribui nessa troca repartindo a criatividade, inovação e liderança de pensamento com o resto do globo."

A revista cita, por exemplo, o “Centro David Rockefeller de Estados da América Latina”, de Harvard, que estabeleceu um escritório em São Paulo, e a “Universidade do Sul da Califórnia”, que recentemente lançou um posto avançado para recrutar estudantes brasileiros. Por outro lado, a USP e a “Universidade do Estado de Ohio” mantêm parceria de 49 anos de pesquisa e intercâmbio de estudantes em ciências e tecnologias de agricultura.

INDÚSTRIA DA EDUCAÇÃO

A publicação americana afirma, também, que o ensino superior é um grande negócio em si mesmo. A busca por um diploma levou ao crescimento de um setor multibilionário no País. O artigo cita a compra da “Anhanguera Educacional” pela “Kroton Educacional”, que vai pagar US$ 2,48 bilhões pela primeira para formar uma empresa de US$ 6 bilhões.

Mas o texto não é só elogios às universidades brasileiras. Segundo a revista, o País precisa melhorar seu "ecossistema educacional" para encontrar as habilidades, conhecimento e inovação para melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos e subir mais alto no cenário mundial. Para isso, afirma a publicação, é necessário esforço estatal e privado, e muitos empresários apostam que a classe média que emerge no Brasil vai abrir sua carteira para investir em educação.

Políticas mundiais, liderança econômica, produção energética e segurança alimentar são apenas algumas de muitas áreas nas quais o Brasil vai não apenas contribuir, mas provavelmente liderar no século 21. Influenciadores globais e líderes econômicos devem entender a importância da academia brasileira e se engajar ativamente com instituições de ensino superior que estão criando ideias, tecnologias e líderes que vão moldar o Brasil e, portanto, o mundo’. (Fonte: aqui).

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