domingo, 19 de maio de 2013

A POESIA DO SAMURAI



"Toda Poesia" reúne mais de 600 poemas do curitibano Paulo Leminski (1944-1989), de diferentes fases e estilos, e procura decifrar o complexo universo do autor, que transitou com desenvoltura pelos territórios distintos, e eventualmente opostos, do erudito e do popular, e que foi descrito "por Caetano Veloso como 'concretista beatnik', por Haroldo de Campos como 'polilíngue paroquiano cósmico' ou simplesmente como 'samurai malandro', por Leyla Perrone-Moisés." (ver final do post).

A poeta Alice Ruiz, viúva do poeta e escritor, e as filhas Estrela e Áurea, há anos trabalham na organização e difusão da extensa produção de Leminski nas mais diferentes áreas. Parte desse trabalho resultou na exposição "Múltiplo Leminski", mostra, que fica em cartaz até junho em Curitiba e depois segue para Goiânia, Recife e Foz do Iguaçu, além da obra poética, destaca os trabalhos do artista na música, no cinema, grafite e quadrinhos.

Ainda não li o catatau, mas o farei. Quero (re)ver, por exemplo, insights do samurai em elaborados picles e haicais, ofício em que (também) foi mestre.

Abordagem interessante sobre Leminski pode ser lida ao clicar-se aqui.

Nenhum comentário: