segunda-feira, 18 de março de 2013

ESPANHA GOLEADA PELA CRISE


Casillas, símbolo da luta contra o desemprego na Espanha


Todos os anos, a Espanha comemora, no dia 19 de março, o Dia de São José com o festival de Fallas. A festa reúne bonecos com estruturas de madeira, papelão ou cortiça que são queimados ao fim da festa. Neste ano, a celebração terá uma homenagem ao goleiro do Real Madrid e da seleção espanhola, Iker Casillas.

O jogador aparece em um dos bonecos criados pelos fiéis como símbolo da luta contra o desemprego na Espanha. O país sofre com grave recessão desde o ano passado e vive crise de desemprego – o PIB espanhol encerrou 2012 com contração de 0,8% e a taxa de desemprego atingiu 26% da população ativa (5,97 milhões de pessoas), um recorde histórico.

Casillas foi esculpido fazendo uma defesa em frente a um Congresso dos Deputados espanhol despencando. Na frente da réplica do prédio, ao invés de deputados, foi escrito “acusados” e, na bola defendida por Casillas a palavra “greve”. O boneco ironiza a crise espanhola, colocando Casillas como protetor da população contra um Estado falido. (Fonte: aqui).

................
Enquanto isso, o Brasil vive realidade bem diferente, graças às medidas adotadas quando do estouro da crise financeira internacional, em 2008/9. O fortalecimento do mercado interno, alcançado mediante a expansão do crédito e dos programas sociais, a elevação do valor real do salário mínimo e a manutenção dos investimentos públicos, é o responsável pelo pleno emprego observado. 

O Nordeste brasileiro, porém, se junta à Espanha: lá, a crise brutal, aqui a falta de chuvas. E qual a relação entre tais circunstâncias? O Dia de São José, que será comemorado amanhã, 19. Se não tivermos boas chuvas até o dia 19, más serão as perspectivas. Que São José traga boas novas. Cá e lá.

Nenhum comentário: