terça-feira, 7 de agosto de 2012

MENSALÕES: FUROR TOTAL VERSUS SORRISOS AMARELOS


Em artigo desta data, o professor e filósofo Vladimir Safatle pondera que os mensalões - o nacional e o mineiro (que na verdade é tão nacional quanto o outro) - deveriam ser julgados em conjunto pelo STF.

Ocorre que o mineiro-nacional foi desmembrado (foro privilegiado para os merecedores do privilégio do julgamento pelo STF, primeira instância para os demais), coisa que não se verificou no nacional, em que prevaleceu o critério da conexão.

Há outros 'poréns' a inviabilizar a ponderação de Safatle. Vejamos o que registra Mônica Bergamo em sua coluna de hoje:

"O ministro Joaquim Barbosa, relator do 'mensalão do PT' no STF (Supremo Tribunal Federal), segue atento ao 'mensalão mineiro', que envolve líderes do PSDB. Ele pretende deter-se em providências que levem à rápida localização de testemunha considerada chave nas investigações e que tomou chá de sumiço em Minas Gerais.
 
Barbosa, que defendeu o desmembramento nos dois casos e foi voto vencido, acredita que o risco de prescrição no 'mensalão mineiro' é até maior do que havia no 'mensalão do PT'. E diz a interlocutores que, se no caso petista tudo quase sempre foi aprovado por unanimidade no STF, no mineiro as dificuldades foram maiores.
 
Ele também questiona a imprensa. Quando procurado por repórteres para falar do processo contra petistas, provoca, ao fim da entrevista: 'E sobre o outro, vocês não vão perguntar nada?'. Recebe como resposta 'sorrisos amarelos'. A imprensa nunca deu bola para o 'mensalão mineiro'', diz ele."

Nenhum comentário: