terça-feira, 10 de julho de 2012

UM VILÃO IMPAGÁVEL

Ernest Borgnine e Lee Marvin. 1973.

A morte de Ernest Borgnine

O ator norte-americano Ernest Borgnine, ganhador do Oscar de melhor ator por "Marty" (1955), morreu aos 95 anos em Los Angeles, neste domingo (08). (...) devido a problemas nos rins. (...).

Nascido dia 24 de janeiro de 1917 no estado de Connecticut, Borgnine começou a ter aulas de atuação após ter se alistado na Marinha durante a Segunda Guerra Mundial.

Ficou conhecido por seus impagáveis vilões. No papel do sargento Fatso, bateu em Frank Sinatra em "A Um Passo da Eternidade" (1953), ameaçou Spencer Tracy em "Conspiração do Silêncio" (55) e fez todo mundo rir na comédia de TV "McHale's Navy".

Como o querido açougueiro da comédia romântica "Marty", levou o Oscar de melhor ator – no total, o filme ganhou quatro prêmios da Academia de Hollywood. Outros de seus trabalhos emblemáticos foram "Os Doze Condenados" (67) e o faroeste "Meu Ódio Será Tua Herança" (69).

No total, Borgnine tem mais de 200 créditos em programas de TV e no cinema. Foi indicado ao Emmy em 2009 por uma participação especial na série "Plantão Médico" e ganhou um prêmio pelo conjunto da obra do Sindicato dos Atores no início de 2011. (...).

Em uma entrevista concedida à AFP em 2007, Borgnine recomendou aos jovens aspirantes da profissão: "Consigam um trabalho de verdade antes de tentar seguir uma carreira de ator. Aprendam sobre a vida e depois aprendam sobre seu ofício. E não usem óculos escuros na tela para parecerem legais. Os olhos são o melhor recurso de um ator." (Fonte: iG).

................
Borgnine ganhou o Oscar de melhor ator por sua atuação na comédia "Marty", mas ficará para sempre marcado pelo papel de vilão, um impagável vilão em muitos filmes. Espezinhou Sinatra e Spencer Tracy, como frisado no texto, mas vilão até dizer chega ele foi mesmo em "O Imperador do Norte", produzido em 1973, com Lee Marvin e Keith Carradine. Sinopse:  EUA, tempos de depressão econômica; Borgnine é o responsável por um trem, Lee Marvin interpreta um mendigo veterano com grande instinto de sobrevivência que se auto-intitula 'O Imperador do Pólo Norte'; Keith Carradine é um boquirroto novato no mundo dos caronas. Ernest Borgnine, frio, perspicaz, impiedoso, se gaba de nunca ter permitido que se pegasse carona em seu trem e está disposto a matar e esfolar para garantir que as coisas sigam dessa forma. Borgnine surpreende os intrusos e então a vida dos três se converte em conflito de gato e ratos.

Nenhum comentário: