sexta-feira, 11 de maio de 2012

PENÍNSULA IBÉRICA: RETRATOS DA CRISE

Portugal, por Henrique Monteiro.

A Espanha, que amarga desemprego recorde (metade dos jovens não encontra oportunidade de trabalho), acaba de estatizar o terceiro maior banco do País, o Bankia, com 10 milhões de clientes e ativos no valor de 306 milhões de euros. A falência do Bankia faria aumentar perigosamente o chamado risco sistêmico (quebra generalizada do sistema), e o governo correu em socorro dos banqueiros fracassados.

Em Portugal, por sua vez, a crise está alcançando até o calendário: feriados e dias santos estão sendo sacrificados, como se vê na matéria a seguir, do Opera Mundi:

Portugal cancela quatro feriados para estimular economia em crise

O governo português confirmou (...) o cancelamento de quatro dos quatorze feriados nacionais a partir de 2013, com o objetivo de combater a crise que o país atravessa.

Em comunicado, o Executivo português explicou que dois feriados civis e dois religiosos serão cortados (...). A comemoração da proclamação da República em Portugal, em 5 de outubro, e da restauração da independência portuguesa em 1640 após 60 anos de domínio espanhol, em 1º de dezembro, serão os festejos de caráter civil suprimidos.

Enquanto isso, as festividades católicas canceladas são o Dia de Todos os Santos, em 1º de novembro, e o Corpus Christi, realizado 60 dias depois do domingo de Páscoa. Segundo um acordo entre a Santa Sé (...), a suspensão dos dois feriados ficará vigente nos próximos cinco anos.

A Santa Sé esclareceu em comunicado que a celebração solene do Corpus Christi será transferida de uma quinta-feira para o domingo seguinte, enquanto a de Todos os Santos será mantida em 1º novembro. (...).

Portugal está sob as duras condições do empréstimo internacional de 78 bilhões de euros concedidos em maio de 2011 pela UE e pelo Fundo Monetário Internacional. O aumento de impostos e de cortes nos serviços sociais, além do investimento público, são algumas das medidas incluídas no plano de austeridade que pretende sanear as contas do país.

................
"Plano de austeridade que pretende sanear as contas do país"... Como se observa, a Península Ibérica continua, em meio a todo o sofrimento, seguindo disciplinadamente o receituário europeu 'efeemeístico'...

Nenhum comentário: