sábado, 12 de maio de 2012

LEI DE GÉRSON À RISCA


"(...) Para a Veja, pouco importava se o esquema de Carlinhos Cachoeira iria roubar mais, menos ou igual àqueles a quem a revista estava detonando no interesse do 'contraventor'. O que interessava é que sua associação ao criminoso lhe fornecia artilharia contra os inimigos de seus aliados políticos. Em síntese, esta é a lógica da associação promiscua e criminosa entre as partes.

Assim, seria mais produtivo ao senhor Eurípedes Alcântara, ao invés de tentar nos dar uma aula de boas práticas jornalísticas para justificar a relação da Veja com Cachoeira, simplesmente afirmar que a ética da revista é a mesma de Franklin Roosevelt. Certa feita um assessor do ex-presidente norte-americano o questionou sobre sua aliança com o sanguinário ditador nicaraguense Anastácio Somoza, afirmando que o mesmo não passava de um 'son of a bitch'. Roosevelt respondeu de bate-pronto que 'he's a son of a bitch, but he's our son of a bitch'. (...)"
.
.
.
(Jorge Gregory, jornalista, consultor em gestão de educação superior, no artigo "A ética da Veja: ensinamentos de jornalismo ou de hipocrisia", cuja íntegra está aqui. Eurípedes Alcântara é diretor de redação da revista. Para mim, o texto acima é emblemático exemplo de compartilhamento da Lei de Gérson).

Nenhum comentário: