sexta-feira, 18 de maio de 2012

FACE NO FACE

Suman Kumar Thipparapu.

Antissocial

Ruy Castro

No mínimo, três ou quatro por dia. São os convites eletrônicos que recebo para me tornar "amigo" de fulano ou para "fazer parte de sua rede profissional". São convites amáveis, endereçados a mim pelo primeiro nome. Mas, apesar do tratamento personalizado, têm um ar de mensagem disparada a 100 ou 200 pessoas ao mesmo tempo.

Sempre que recebo esses convites, embatuco. Não tenho Facebook, nem sei como funciona, e as únicas redes profissionais a que pertenço são as empresas a que presto serviços como escritor ou jornalista. Não sei, por exemplo, qual é a "rede profissional" de um querido amigo que, aos 70 anos, nunca teve uma carteira de trabalho assinada, nem acordou como assalariado um único dia em sua vida - e ele me convidou a me juntar à sua "rede".

Como não sei para que servem essas redes, também não sei o que responder e, pior, temo que tais mensagens sejam pegadinhas marotas contendo vírus. Assim, ou as apago ou deixo que morram de velhice na lista de mensagens. O problema é que, com isso, posso estar passando por esnobe ou antissocial para quem se deu ao trabalho de me convidar a ser seu "amigo" ou juntar-me à sua "rede".

O ridículo é que os que me convidam a tornar-me "amigo" deles já são meus amigos. Têm meu telefone, sabem onde moro, já saímos juntos para pândegas, discutimos futebol, fomos até sócios no passado e, se calhar, um tomou a namorada do outro e vice-versa. Então, por que tal formalismo engessado?

Acredito que os programadores dessas maravilhas eletrônicas tenham pouca prática de vida real. Por serem muito jovens e já terem nascido com um mouse na mão, talvez não saibam que as relações humanas podem se formar a partir de um encontro casual, um aperto de mão, um brilho no olhar.

...............
Minha situação é parecida: ecebo emails, mas respondo a quase todos, explicando que não teria como administrar o produto, visto que sigo 'n' blogues e leio-os todos e o tempo anda curto. Aqui em casa, sou do bloco do eu sozinho em matéria de não-Facebook.

Nenhum comentário: