segunda-feira, 16 de abril de 2012

DIRETAS JÁ, 28 ANOS


Em 16 de abril de 1984, mais de 1,5 milhão de pessoas foram ao Centro de São Paulo assistir ao último comício do movimento pelas eleições diretas. Mas, no dia 25, a proposta foi derrotada no Congresso.

................
Quando fala sobre o dia 16 de abril de 1984, a cantora Fafá de Belém troca a tradicional gargalhada pela emoção. Ela, o então jogador Sócrates, os atores Mário Lago e Ruth Escobar, entre outros artistas, e mais 1,5 milhão de pessoas foram ao Vale do Anhangabaú, no Centro de São Paulo assistir a uma das maiores manifestações do país, o último comício pelas “Diretas Já”. Ao lado deles, Tancredo Neves, Franco Montoro, Fernando Henrique Cardoso, Orestes Quércia, Mario Covas, Pedro Simon e vários outros peemedebistas dividiam o palanque com os petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Eduardo Suplicy e com o pedetista Leonel Brizola.

................
"J&Cia – Como nasceu o slogan 'Diretas Já'?

Maurício Azêdo
– Foi uma sacada do Henfil. Ele estava ao lado do senador Teotônio Vilela durante uma entrevista coletiva na sede da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), quando perguntou de supetão: 'Diretas já, senador?'. 'Sim, Henfil, diretas já'. Os jornalistas adoraram e o Henfil transformou aquilo no mote da campanha." (Fonte: aqui).

Nenhum comentário: