quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

SOBRE AS CONCESSÕES (II)

O jornal O Globo tentou confundir o leitor, fazendo-o concluir que 'conceder' é o mesmo que 'privatizar': em manchete de sua edição de ontem, 8, abaixo (recorte pinçado do blog do Mello):


O título fala em "privatização", mas o subtítulo o corrige: "concessão".

No caso dos aeroportos, não houve venda de nenhum deles para a iniciativa privada. O que houve foi a concessão por período de tempo, que varia de aeroporto para aeroporto. Ao final do período, se quiser, tudo volta à mão do estado.

Para ficar num único exemplo: no caso da Companhia Vale do Rio Doce, privatizada (quase doada) no governo FHC, o retorno à mão do estado está inapelavelmente descartado. E mais: ao contrário do que se observa relativamente aos aeroportos, a ingerência do governo na Vale é igual a zero, como se viu quando, por conta da paranoia da crise financeira internacional de 2008, o então presidente da Vale, Agnelli, anunciou a dispensa de 3.000 empregados, o que foi feito a despeito do apelo do governo (aí, 'na base da amizade', como diria o outro).

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