domingo, 5 de fevereiro de 2012

A FOTO E SEU AUTOR



O autor da mais importante imagem da história do Brasil nos anos 1970 - a foto do jornalista Vladimir Herzog, morto numa cela do DOI-Codi, em São Paulo, no ano de 1975 - foi localizado em Los Angeles (EUA) pelo jornal Folha de São Paulo..

Fotógrafo da Polícia Civil de São Paulo, o santista Silvaldo Leung Vieira, então com 22 anos, foi recrutado pelo Dops (Departamento de Ordem Política e Social) para o registro do cadáver do jornalista, que havia comparecido espontaneamente ao DOI-Codi, após ter sido procurado por agentes da repressão em sua casa e na TV Cultura, onde trabalhava como diretor de jornalismo. Ele tinha ligações com o PCB (Partido Comunista Brasileiro), mas não chegou a ter atividades na clandestinidade. A foto mostra que o corpo do 'suicida' pendia a 1,63 m, pernas arqueadas, pés no chão.

Silvaldo Leung Vieira também fotografou a cena do 'suicídio' de Manoel Fiel Filho, operário que morreu em situação semelhante à de Herzog e cuja morte também foi decisiva para mudar os rumos do regime.

"Ainda carrego um triste sentimento de ter sido usado para montar essas mentiras", afirmou Silvaldo.

Nenhum comentário: