terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CENTENÁRIO DE HERIVELTO MARTINS


Os apreciadores da MPB podem clicar aqui para ver matéria a propósito do centenário de Herivelto Martins, de autoria da pesquisadora Laura Macedo, no Portal Luis Nassif.

A seguir, crônica de Ruy Castro sobre o tema - convindo destacar a 'premonição' externada quanto a possível silêncio relativamente ao aniversariante:

Presença de Herivelto

Herivelto Martins (1912-1992) faria 100 anos hoje e deve estar na maioria dos segundos cadernos -ou alguma coisa estará errada. Ele foi compositor, letrista, autor de, entre tantas, "Ave Maria no Morro", "Segredo" e "Isaura", ex-marido da cantora Dalva de Oliveira (com quem sustentou uma dura e pública briga musical quando se separaram) e pai do cantor Pery Ribeiro. A Globo fez uma recente minissérie sobre ele e Dalva.

Apesar disso, poucos continuam a identificá-lo apenas pelo nome -Herivelto é apenas mais um caso de artista brasileiro que cometeu o erro de trabalhar no passado e, pior ainda, morrer nele. E, sendo o Brasil como é, é normal que os jovens de hoje não saibam quem ele foi - se já não sabem direito nem quem foram estrelas muito mais próximas, como Nara Leão ou Elis Regina.

Em criança, nos anos 50, ainda captei ecos da enorme presença de Herivelto na cena nacional. Meu pai gostava de cantar e tocar violão, e seu repertório incluía "Caminhemos" e "Que Rei Sou Eu?", sucessos de Herivelto por Chico Alves. Quando Chico morreu, em 1952, Herivelto dirigiu sua produção para Nelson Gonçalves, a quem deu grandes sambas, sambas-canção e até tangos, como "A Camisola do Dia", "Carlos Gardel" e "Hoje Quem Paga Sou Eu".

E custei, mas descobri que havia um Herivelto ainda mais antigo, o de "Nem no Sétimo Dia", "Meu Rádio e Meu Mulato" e "Cabaré no Morro", todos clássicos de Carmen Miranda, o de marchinhas como "Seu Condutor" e "A Marcha do Funiculi", e o de tantos sambas associados às escolas, como "Praça Onze", "Lá em Mangueira" e "Mangueira, Não!", estas referentes à sua grande paixão -a Mangueira que cantou tanta gente de fora e nunca quis homenageá-lo.

Herivelto está merecendo um songbook em vários volumes, do tamanho dele.

4 comentários:

Laura Macedo disse...

Infelizmente a "premonição" do Ruy Castro, no momento, está se confirmando. Um artista do quilate de Herivelto Martins merece muito mais, não é mesmo?
Grata pelo destaque, fofinho:)
Beijos.

Dodó Macedo disse...

É muito triste mesmo, querida Laurinha. O Brasil se esmera em tratar com (quase) indiferença os talentos que produz.
Ainda bem que há abnegados que amenizam essa realidade. Como os poucos pesquisadores nacionais tipo Laura Macedo.
Beijos, lindinha adorável.

Vinicius Leandro Terror disse...

Aqui em BH fizemos uma bela homenagem ao grande Herivelto! Vejam como foi:

http://heriveltomartins100anos.blogspot.com.br/

Dodó Macedo disse...

Grato pelo comentário, Vinicius. Darei uma dica sobre o site.