quarta-feira, 16 de novembro de 2011

POLUIÇÃO EM MARÉ MANSA (V)


Fernando Brito, do blog Tijolaço:

"Chevron, enfim, vira caso de polícia

Agora a mídia não vai poder mais varrer para debaixo do tapete as circunstâncias do acidente que está causando um imenso desastre ambiental, sob seu silêncio, há uma semana.

Como havia deterniado a presidenta Dilma Rousseff,iniciou-se a investigação oficial sobre o vazamento de petróleo provocado pela Chevron no Campo de Frade, a 370 km da costa do Rio de Janeiro.

E é com a Polícia Federal, sem muita “gracinha”.

O delegado Fábio Scliar, da Delegacia de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da Polícia Federal já mandou agentes lá – onde a imprensa não se interessou em ir – e é bem objetivo em suas declarações no G1:

“(…)técnicos da PF estiveram na plataforma nesta quinta-feira (15) e encontraram divergências sobre o que foi informado pela Chevron sobre o vazamento. Entre elas estão a quantidade de navios que recolhem o óleo no local (a empresa afirmou que são 17 e a PF encontrou apenas um, de acordo com o delegado), o tempo para a selagem do poço e o tamanho da mancha de óleo. “Eles disseram que a mancha vem diminuindo e ela vem aumentando”.

Meu Deus, e a gente perguntando aqui quais eram os navios, onde estavam, como é que se estava medindo a mancha, caçando fotos de satélite, enquanto o nossa mídia ficava inerte! (...)"

................
Algo me diz que Fernando Brito está demasiadamente otimista. A grande imprensa continuará a oferecer ao caso o silêncio obsequioso até aqui observado - ou, quando muito, fazer o que alguns, como a rede globo, vêm fazendo: limitar-se a seguir os press-releases da Chevron, dedicando ao assunto míseras linhas ou, nas falas, segundos.

Nenhum comentário: