domingo, 13 de novembro de 2011

DA SÉRIE DEFINIÇÕES DO BARÃO


O impagável Barão de Itararé, nascido Aparício Torelly, gaúcho, 1895-1971, expunha suas diatribes no jornal A Manha, oferecendo ao leitor coqueteis de ficção, realidade, ironia e espiritualidade. Tal qual o notável humorista americano Ambrose Bierce (1842-1913), apreciava definir termos diversos. Só que, enquanto Bierce mais opinava acidamente sobre a palavra eleita, o Barão definia meeesmo - mas sempre despertando no leitor a indagação: verdade ou ficção?

Eis a primeira:

A origem da palavra Snob (esnobe) - A Universidade de Oxford, na Inglaterra, era o estabelecimento de ensino preferido pelos nobres para a educação de seus filhos. Contam que ali havia um professor que fazia uma severa distinção entre os alunos pertencentes à aristocracia e os que descendiam da classe burguesa. Na lista dos alunos, esse professor, para dar o tratamento a cada um, de acordo com a sua origem, costumava escrever, com letra miudinha, depois do nome dos alunos plebeus, esta anotação: "S.nob.", que era a abreviação das palavras latinas "Sine nobilitate", isto é, sem nobreza.

Esta é a origem da palavra "snob", que se emprega em muitos idiomas para qualificar um indivíduo que se quer dar ares de nobre, sem sê-lo.

Nenhum comentário: