segunda-feira, 12 de setembro de 2011

PESADELO GREGO


A economia da Grécia sofreu contração de 7,3% no segundo trimestre do ano, acima dos 6,9% estimados pelo Governo, devido ao impacto das duras medidas de austeridade e economia aplicadas para reduzir o déficit.

A economia continuou caindo entre abril e junho, devido à "redução em 17,9% dos investimentos líquidos".

A taxa de desemprego em junho ficou em 16%, levemente inferior a 16,2% do mês anterior.

Outros dados publicados nesta quinta-feira, desta vez pelo sindicado patronal, apontam que 25% das lojas do país fecharam as portas desde agosto de 2010.

Nos últimos cinco meses, o setor da construção registrou redução de 46%.

O próprio ministro das Finanças, Evangelos Venizelos, reconheceu há poucos dias que a recessão neste ano chegará perto de 5%, contra os 3,8% inicialmente previstos.

Missão técnica da UE, Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional preparam o reatamento de conversas entre Atenas e os inspetores internacionais sobre as reformas exigidas à Grécia e desenhar o orçamento de 2012. (Fonte: Agência EFE).

................................
Para o destino da Grécia estão rumando Portugal, Espanha, Irlanda, Itália... Todos seguindo ou prestes a seguir o receituário dos agentes acima citados. Se o Brasil estivesse sob as asas da ALCA, a exemplo do México (que amarga situação desconfortável), com certeza estaria engrossando a lista. A disseminação de parcerias e a dinamização do mercado interno são o antídoto acionado pelo Brasil contra a recessão. O resto é torcida contra, distorção de fatos e ranger de dentes.

Ilustração: Kountouris.

Nenhum comentário: