segunda-feira, 26 de setembro de 2011

AVANÇOS DAS ARÁBIAS


Rei da Arábia Saudita anuncia direito de voto às mulheres

“Como nos recusamos a marginalizar as mulheres na sociedade em todos os papéis que estão de acordo com a sharia (código de leis do islamismo), decidimos envolvê-las como membros do Conselho da Shura”, afirmou o rei Abdullah, fazendo referência ao órgão que funciona como uma espécie de Parlamento, embora sem poderes legislativos. “As mulheres poderão concorrer como candidatas nas eleições municipais e até terão o direito de votar.”

A eleição municipal é a única realizada na Arábia Saudita, um país conservador onde as mulheres não têm permissão para dirigir ou viajar para o exterior desacompanhadas. A mudança não afetará a votação deste ano, marcada para quinta-feira, quando estarão em disputa metade das 285 cadeiras da Shura – a outra metade é nomeada pelo governo. (...) Fonte: IG e Agência EFE.

................
Com que, então, ficamos assim: as mulheres árabes poderão votar e concorrer na Shura, a partir de 2015. A Shura, conselho municipal, não tem poder algum, visto que a última palavra pertence ao rei Abdullah, que nomeia metade do tal conselho. Que avanço! Enquanto isso, as mulheres árabes continuarão privadas do direito de dirigir carros e impedidas de viajar desacompanhadas ao exterior.

A histórica decisão recebeu elogios entusiasmados do governo americano, a cargo do porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Tommy Vietor.

O rei Abdullah, aliado ferrenho de Tio Sam, foi príncipe herdeiro desde 1982 e a partir de 1996 passou a ser o ditador da Arábia Saudita. Ele certamente está convencido de que não há risco de os ares da primavera árabe chegarem por lá.

Nenhum comentário: