quarta-feira, 22 de junho de 2011

CHARGE COMENTADA


Charge de Cláudio Oliveira.

................
Tática anti-cartel proposta pelo governo, feita com base em modelo aprovado e já em uso na União Europeia e recomendado pela OCDE Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico: as empreiteiras não terão acesso aos orçamentos apresentados pelas concorrentes, de modo que cada uma delas apresentará seus números sem saber os das demais. Mas o TCU Tribunal de Contas da União e demais encarregados da fiscalização dos gastos públicos teriam amplo acesso aos valores ao final acordados. O projeto do governo, aliás, foi elaborado com o conhecimento do TCU, não se tendo notícia de veto à iniciativa por parte do referido tribunal.

As empreiteiras não aceitam as regras propostas e estão patrocinando campanha para que a tática anti-cartel fracasse. Para tanto, contam com o apoio de políticos e órgãos da grande imprensa.

Charge é crítica feita 'na lata', em cima do fato etc etc, é verdade. Mas espera-se que o chargista esteja suficientemente informado sobre o assunto a ser abordado. Sob pena de, como no caso presente, fazer o jogo dos espertalhões.

Nenhum comentário: