sábado, 21 de maio de 2011

O INTESTINO E A DEPRESSÃO


Causa da depressão pode estar no intestino

Bactérias intestinais podem estar relacionadas a casos de ansiedade e depressão. De acordo com um estudo da McMaster University, publicado na revista Gastroenterology, alguns transtornos psiquiátricos, como o autismo de início tardio, podem ser associados com um teor anormal de bactérias no intestino.

A pesquisa mostra que as bactérias do intestino podem influenciar a química do cérebro e o comportamento, e as drogas como os antibióticos podem influenciar no funcionamento do intestino. Uma pessoa saudável tem cerca de 1.000 bactérias trillium em seu intestino (ver comentário, adiante).

As bactérias realizam uma série de funções vitais para a saúde, como a coleta de energia da dieta, proteção contra infecções e fornecimento de alimentação para as células do intestino.

Quando esse nível está maior ou menor, são percebidas alterações comportamentais. A pesquisa envolveu ratos saudáveis que, tratados com antibióticos, tiveram sua flora intestinal modificada, e passaram a apresentar mudanças comportamentais. A interrupção dos antibióticos resultou na volta ao comportamento normal.

Os resultados da pesquisa são importantes porque vários tipos comuns de doenças gastrointestinais, incluindo a síndrome do intestino irritável, são associadas com ansiedade ou depressão.

...............
Comentário: matéria interessante, valendo registrar a observação feita por Edson Joanni, no blog do jornalista Luis Nassif, de onde pincei este texto:

"Creio que há um equívoco no texto:
'Uma pessoa saudável tem cerca de 1.000 bactérias trillium em seu intestino'.
Desconfiado da pequeníssima quantidade, fiz uma rápida pesquisa na rede e não existem bactérias com o nome "trillium", mas várias plantas sim. Consultando o mesmo texto em inglês (...), desconfio que erraram na grafia de "trillion" (trilhão), o que provocou o erro na tradução para o português. Aí sim fica coerente: uma pessoa saudável tem cerca de 1.000 trilhões de bactérias em seu intestino."

Nenhum comentário: