terça-feira, 26 de abril de 2011

ESTRANGEIRISMOS GO HOME


Leio no blog de Luis Nassif que a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou lei que institui a obrigatoriedade do uso de expressões em português no lugar das estrangeiras "em todo documento, material informativo, propaganda, publicidade ou meio de comunicação através da palavra escrita". Caberá ao governador Tarso Genro sancionar ou vetar a lei.

Alguns comentaristas consideram pertinente a iniciativa, tendo em conta os absurdos observados, como o uso de termos em inglês em lugar de consagradíssimas (e mais curtas)  palavras/expressões na língua pátria. Outros torcem o nariz. Permeando tudo, o complexo de vira-lata. A discussão é interminável.

Há, de fato, excrescências, mas algo está a dizer que a luta parece vã.

Cumpre destacar parte surreal do comentário do leitor Eduardo CPQs: "Outro dia, zanzando num 'Shopping Center', que poderia ser chamado galeria, como se denominavam conjuntos de lojas semelhantes há algumas décadas, li na vitrine de uma loja 'ATÉ 50% OFF'. Curioso, adentrei a loja e perguntei o significado da expressão a uma balconista. A resposta:  '- Não sei, acho que a dona da loja se chama Offélia, com dois efes...'"

Quadrinho: Mafalda, adorável criação de Quino.

Nenhum comentário: