quarta-feira, 6 de abril de 2011

FMI DESCARTA CONSENSO DE WASHINGTON


Depois da crise financeira de 2008, que devastou a economia mundial, o Estado deve exercer um papel maior e controlar os excessos do mercado, segundo o discurso do diretor-gerente do FMI Fundo Monetário Inernacional, feito na Universidade George Washington, na capital americana.

"O Consenso de Washington tinha uma série de lemas básicos: regras simples para a política monetária e fiscal, que previam garantir a estabilidade, a desregulação e a privatização, liberalizando o crescimento e a prosperidade, e os mercados financeiros canalizariam os recursos para as áreas mais produtivas", explicou Strauss-Kahn.

"Tudo isso caiu com a crise. O 'Consenso de Washington' já é passado", completou.

Diante da imposição de países emergentes como novos motores do crescimento mundial, esse consenso deve ser superado, mediante uma nova política econômica com ênfase na coesão social e no multilateralismo, explicou. (...)

................
O Consenso de Washington teve iniciada sua propagação durante os anos 1980 por FMI e Banco Mundial, sob a direta orientação de Ronald Reagan e Margareth Thatcher. Depois de inúmeros desastres, eis que o próprio FMI reconhece a sua ineficácia e prega o fortalecimento da ação do Estado.

Mas certos 'analistas iluminados' continuarão com suas ladainhas contra o Setor Público e torcendo contra as iniciativas estatais. Eles estão órfãos, mas ostentam uma coerência comovente.

Nenhum comentário: