segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

UM CIENTISTA BRASILEIRO


Miguel Nicolelis, potiguar, cientista mundialmente consagrado, foi alçado à condição de membro da Pontifícia Academia para as Ciências do Vaticano. A notícia causou desagrado a pessoas diversas, em face da questão da fé e da própria Igreja e suas bandeiras - e do fato de Miguel haver aceitado a deferência.

O cientista enviou mensagem ao blog do jornalista Luis Nassif sobre o assunto. Tomei a liberdade de reproduzi-la:

"Sou leitor assíduo desse blog, então não tinha como me conter e resolvi responder aos absurdos postados nesse tópico que diz respeito a mim (...).

Primeiro, sou um cientista brasileiro, ateu, pró-legalização do aborto, pró união civil dos homosexuais e pró Dilma. Fui convidado a me tornar membro da mais antiga academia de ciências do mundo, a mesma a que Galileu Galilei foi membro. Aceitei o convite, pois esse foi feito com a garantia que a academia se interessa pela minha ciência e não pela minha opção (ou falta de opção) religiosa.

Espanta-me verificar que mesmo num site progressista ocorra o grau de patrulha ideológica (ou religiosa) que encontrei nos comentários acima.

Meu outro colega de Academia é o f ísico Stephen Hawking, que professa as mesmas opiniões que eu. Agora eu me pergunto, a troco de que eu iria recusar a oportunidade de bater bons papos com um dos
maiores fisicos da história?

A Academia de Ciências deixa claro nos seus estatutos que nenhum dos seus membros precisa acreditar em Deus ou ser membro da religião católica.

Então, a título de esclarecimento, gostaria de deixar registrado que toda vez que eu for convidado a participar do mesmo clube frequentado por gente como Galileu e Stephen Hawking, vocês podem estar certos que eu vou aceitar. Mesmo que fosse a Academia de Ciências da Gaviões da Fiel! E para um palmeirense dizer isso não é fácil, não. Portanto, menos meus amigos, menos. Guardem o besteirol para outros cristãos e poupem o pobre ateu aqui de ler tanto absurdo."

................
Parabéns por mais essa, Nicolelis!

Nenhum comentário: