terça-feira, 9 de novembro de 2010

ECOS DE UM CLÁSSICO DO CINEMA E DA VIDA REAL


Uma região industrial de Cracóvia, na Polônia, atrai hordas de turistas, embora não seja, em princípio, um lugar tipicamente turístico. A razão é que ali se encontra a antiga fábrica de Oskar Schindler, que inspirou o diretor norte-americano Steven Spielberg a rodar, em 1993, o mundialmente conhecido A Lista de Schindler, filme que conta os atos heroicos do industrial que salvou centenas de judeus durante a Segunda Guerra. (...)

A prefeitura de Cracóvia transformou a antiga fábrica em um museu e inaugurou a primeira exposição permanente sobre a vida na cidade durante a ocupação nazista, intitulada Cracóvia: ocupação entre 1939 e 1945. A mostra é composta da biografia de Oskar Schindler e dos funcionários de sua fábrica. (...)

Filho de uma família de industriais, Oskar Schindler viveu entre 1908 e 1974. Em outubro de 1939, após a ocupação da Polônia por forças nazistas, ele comprou uma fábrica de utensílios de cozinha em Cracóvia, que até a passagem compulsória das propriedades para mãos de "arianos" pertencia a judeus.

A fábrica produzia utensílios de metal para cozinha e mais tarde peças para a indústria armamentista. (...)

Em sua fábrica, ele ocupava 1.200 trabalhadores forçados, que integraram sua famosa lista e foram por ele declarados "imprescindíveis" para a produção bélica nazista. Assim, ele salvou a vida de seus funcionários da morte certa nos campos de concentração.

"Depois do fim da guerra, a fábrica de Schindler foi estatizada em 1947 e transformada na fornecedora de material de telecomunicações Telpod. Em 2002, a empresa fechou as portas. Três anos mais tarde, as instalações foram compradas pela prefeitura de Cracóvia. A cidade resolveu transformar a fábrica em museu", conta Monika Bednarek, coordenadora da mostra. (...)

Steven Spielberg imortalizou com seu filme o nome de Schindler. Em Cracóvia, ele criou um memorial ao industrial alemão. A prefeitura local perpetua essa tradição da lembrança e mantém viva, de maneira impressionante, a memória dos judeus que um dia viveram na cidade.

Por Justyna Bronska.

Nenhum comentário: