terça-feira, 16 de novembro de 2010

DA SÉRIE CLÁSSICOS DO CINEMA


12 HOMENS E UMA SENTENÇA


Sidney Lumet é reconhecido por dominar as técnicas de narrativa cinematográfica e saber extrair desempenhos memoráveis de seus atores. Este talento já é visível em 12 Homens e Uma Sentença, de 1957, seu primeiro trabalho como diretor. O filme é baseado em uma peça de teatro, mas, não há nada que pareça teatral. É cinema puro, do primeiro ao último fotograma. A história é centrada em um corpo de jurados confinado dentro de uma sala de um tribunal. Eles precisam decidir sobre a culpa ou não de um jovem que teria cometido um crime grave. Todas as evidências apontam para sua condenação, até que um dos jurados, a personagem de Henry Fonda, expõe suas dúvidas. Existe uma outra versão com o mesmo título, dirigida para a TV, em 1997, por William Friedkin. Nesta versão, que é quase tão boa quanto a primeira, Jack Lemmon interpreta o papel que foi de Fonda na versão original. Se um dia alguém lhe perguntar que filme pode servir como um bom exemplo da força da argumentação, responda sem hesitar: 12 Homens e Uma Sentença.


12 HOMENS E UMA SENTENÇA (12 Angry Men - EUA 1957). Direção: Sidney Lumet. Elenco: Henry Fonda, Lee J. Cobb, Ed Begley, E.G. Marshall, Jack Klugman, Jack Warden e Martin Balsam. Duração: 96 minutos. Distribuição: Fox.
................
Marden Machado -  http://cinemarden.blogspot.com/

2 comentários:

Marilia disse...

Olá Dodó,
querido amigo.

Os comentários do Marden são primorosos. Ele tem como projeto comentar um filme por dia, durante três anos. Começando pelos posts de setembro/2010. Vamos acompanhá-lo. Obrigada pelo apoio. Beijos para família.

Dodó Macedo disse...

Cara amiga, você apontou o adjetivo que mais se ajusta às análises feitas pelo Marden: primorosas.
São sistemáticas minhas visitas ao Cinemarden. Qualidade acostuma!
Grande abraço.