quarta-feira, 28 de julho de 2010

WIKILEAKS, O BOCA NO TROMBONE (II)


O australiano Julian Assange é o mentor do site que vem causando estardalhaço no mundo. Obcecado por transparência e inimigo mortal da burocracia, vem desde 2007 divulgando documentos que põem a nu realidades diversas: bancos suíços desmascarados, oligarcas russos revelados, ditadores africanos desnudados, regras internas da prisão de Guantánamo divulgadas...

Há poucos meses disponibilizou para os jornais New York Times e The Guardian e para a revista Der Spiegel pacotão de mais de 91 mil relatórios, sob a condição de somente levá-los a público após 25 de julho, quando já devidamente 'dissecados', de modo a que detalhes graves não fossem soterrados na montanha de informações.

E a montanha de informações abriga tudo o que se pode imaginar: guerra do Afeganistão, relações EUA/Paquistão, Irã, Talibã... até o Mercosul, a Unasul e a Alca estão lá, com destaque para o papel representado pelo Brasil no contexto mundial (a partir de documentos produzidos por agências diplomáticas para subsidiar a ação de políticos americanos).

Aguardemos as revelações. http://www.wikileaks.org/.

Nenhum comentário: