terça-feira, 8 de junho de 2010

BRASIL CHINÊS



A economia brasileira cresceu 2,7% no primeiro trimestre ante os três meses imediatamente anteriores, registrando o maior aumento nesse comparativo desde a expansão contabilizada no primeiro trimestre de 2004 (2,8%).

Já ante igual período no ano anterior, o incremento foi de 9,0%, apresentando o maior crescimento nesse confronto em toda a série histórica, iniciada em 1995, segundo os dados divulgados nesta terça-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O investimento, medido pela chamada FBCF (Formação Bruta de Capital Fixo), teve alta de 26% no primeiro trimestre, se comparado a igual período no ano anterior - o resultado é o melhor na série histórica.

As exportações de bens e serviços subiram 14,5% frente ao primeiro trimestre de 2009, e o setor industrial cresceu 14,6%.

O consumo das famílias teve aumento de 9,3% no primeiro trimestre. Nos últimos 12 meses, acumula incremento de 6,0%.
................
Formação/expansão de mercados internos via programas sociais e elevação do salário mínimo, diversificação das parcerias comerciais mundo afora, ampliação da oferta de crédito (notadamente por bancos estatais), desoneração fiscal, elevação dos investimentos - não fora isso e o país estaria no atoleiro da crise internacional, quebrado, mendigando 'ajuda' junto a instituições multilaterais. 

Brasil chinês, sim, mas só na economia, que o modelo político lá reinante é 'deficitário' pacas. 

Nenhum comentário: