quinta-feira, 29 de abril de 2010

O COLECIONADOR


Personagem do Ano (El País), Homem do Ano (Le Monde), Estadista Global (Fórum Econômico Mundial), Promotor da Paz e do Direito (UNESCO), Um Dos 25 Líderes Mais Influentes do Mundo (revista Time) etc.

O contraponto é a capacidade criativa dos detratores. A mais recente pérola dá conta de que o mundo inteiro está aparelhado e cooptado pelo Lula. Os detratores, além de criativos, são bastante divertidos.

De Michael Moore, cineasta e escritor norte-americano, autor, entre várias obras, de 'The Stupid White Man':

“A grande ironia da presidência de Lula – ele foi eleito para o segundo mandato em 2006 e servirá até este ano – é que enquanto ele tenta impulsionar o Brasil para o Primeiro Mundo com programas sociais como o Bolsa Família, destinado a acabar com a fome, e planos para melhorar a educação disponível à classe trabalhadora, os EUA se parecem a cada dia mais com o Terceiro Mundo”.

Moore disse que a concentração de renda nos Estados Unidos está aumentando e ameaça deteriorar a condição econômica dos mais pobres. “Nós, nos EUA, em contraste onde a população 1% mais rica detém mais riqueza financeira do que o conjunto dos 95% mais pobres, estamos vivendo em uma sociedade que está rapidamente se tornando parecida com o Brasil da era Fernando Henrique Cardoso para trás”.

Michael Moore, na qualidade de mortal comum, sabe que 'nadie es perfecto', mas que é preciso reconhecer os méritos de quem os tem. No que age com pertinência.

Nenhum comentário: