sábado, 20 de fevereiro de 2010

SOLDA VÊ TV EM CURITIBA


Solda vê TV em reprise no Café Parangolé

O cartunista Luiz Antonio Solda realiza nesta terça, dia 9 de março, a abertura da temporada de exposições do Café Parangolé em 2010. O cartunista, poeta, cronista e acima de tudo humorista apresenta um “reprise” selecionado de sua legendária coleção Solda vê TV, que reúne trabalhos publicados na imprensa nos anos de 1980 e 1990. A coleção teve uma primeira exposição realizada em 2006, na Gibiteca de Curitiba, acompanhando a super mostra do cartunista argentino Quino.

O artista tenta representar aparelhos de tevê antigos, cheios de botões e antenas, exagerando na representação gráfica. O resultado contém mais de 68 desenhos, em sua maioria em preto e branco. Para a exposição do Parangolé, foram selecionados dez trabalhos que permanecerão à mostra, mais o restante das obras em originais que poderão ser manuseados e adquiridos pelo público, separados em um portfólio especial.

A ideia surgiu em meados da década de 1980, na redação do Jornal do Estado, quando o mestre das artes gráficas Reynaldo Jardim observou esta curiosa série de desenhos que o cartunista preparava, dando-lhe o nome de “Solda vê TV”.

Luiz Antonio Solda nasceu em Itararé, São Paulo, em 1952, e mora em Curitiba desde 1965. Trabalhou em publicidade para algumas das maiores agências do Paraná, além de cartunista, ilustrador e diretor de arte para os mais diversos gêneros de publicação. Jornais como O Estado do Paraná, Diário do Paraná, Voz do Paraná, Tribuna do Paraná, Isso, Jornal do Estado, Correio de Notícias, Scaps, Anexo, Raposa, Ovelha Negra, revistas Quem, Atenção, Los 3 Inimigos e também o lendário e famigerado Pasquim.

Faz parte da Antologia Brasileira de Humor (L&PM Editores, Porto Alegre). Como cartunista ganhou 3 vezes o Salão Internacional de Humor de Piracicaba (1974, 1976 e 1977). Solda é tido como um dos maiores cartunistas do país, reverenciado por nomes que vão do mineiro Ziraldo ao argentino Crist. Transita pelas áreas do jornalismo, da crônica e da literatura com a mesma desenvoltura com que inventa em seu traço inconfundível, e na mesma medida em que ouve e aprecia boa música, especialmente o ska, o reggae e seus afins.

Mantém ainda um blog muito frequentado na internet:http://www.cartunistasolda.blogspot.com/

Nenhum comentário: