quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

PING PONG

PING - POSTAGEM DE 28.08.09, DESTE BLOG:

"A SORTE FOI TER UM PRESIDENTE INCOMPETENTE COM O MUNDO CRESCENDO. SE O CENÁRIO FOSSE DE RECESSÃO, ESTARÍAMOS EM CONVULSÃO SOCIAL".

(Jorge Bornhausen, político brasileiro, ex-presidente do 'ex'PFL; palavras proferidas em janeiro de 2006, em entrevista à revista VEJA. No último trimestre de 2008 irrompeu mastodôntica crise mundial, que o Brasil soube - e está sabendo - superar com a diversificação das parcerias comerciais, o estímulo ao consumo interno mediante o combate às desigualdades, via elevação do valor real do salário-mínimo e expansão de programas sociais, a ação incisiva dos bancos públicos - o que fez o crédito chegar à inédita marca de 45% do PIB - , as desonerações fiscais e uma ação 'keinesiana' na área de investimentos).

PONG - PRESIDENTE LULA, EM DISCURSO NESTA DATA:

"Tem duas coisas que agradeço a Deus. Primeiro o segundo turno na eleição de 2006, porque se ganhasse no primeiro turno as pessoas ficariam remoendo. E outra é que foi preciso ter uma crise econômica para alguns perceberem que não era questão de sorte (a recuperação do Brasil). Era porque o país estava arrumado".

COMENTÁRIO: 100% arrumado não estava, como não está. Mas que os fundamentos econômicos do Brasil eram sólidos graças às ações do governo Lula, sim. Não parece o caso de se agradecer a Deus uma crise brutal como a ocorrida (20 milhões de pessoas desempregadas no mundo, segundo a OIT; cerca de US$ 4 trilhões despendidos pelos governos do G20 para salvar bancos, financeiras, montadoras etc), mas que o Brasil saiu fortalecido está fora de discussão.

Nenhum comentário: