sábado, 31 de outubro de 2009

SINATRA PRESENTE

Em breves dias será lançado o pacote Frank Sinatra (1915-1998): 71 canções em 4 CDs (55 canções) e 1 DVD (16) gravadas ao vivo em Nova York entre 1955 e 1990. Fantástica pedida.

Enquanto o pacote não vem, curtamos Sinatra e Bono Vox em dueto de 1993, 'I've Got You Under My Skin'. Bono, a propósito, estreou como cronista no começo deste ano no The New York Times. Eis um trecho de sua crônica de estreia, traduzida por Renzo Mora (renzomora.wordpress.com):
“…Eu olho para cima e vejo algo amarelo: umapintura que Frank (Sinatra) mandou-me depois que eu cantei 'I’ve Got You Under My Skin' com ele em seu álbum Duets, de 1993. Uma pintura com violentos círculos concêntricos gravitando sobre o deserto. Francis Albert Sinatra, pintor, modernista.

Nós passamos algum tempo em sua casa em Palm Springs, que era uma emoção – lá fora o deserto e as montanhas – nada mais por milhas… Muita conversa sobre jazz. Foi quando ele me mostrou o quadro. Eu achei que os círculos tinham o tamanho de um piston, e disse isso.

'A pintura chama-se jazz e você pode ficar com ela'.

Disse que tinha ouvido que ele era uma das maiores influências de Miles Davis.

Frases curtas e cheias de energia:'Eu geralmente não ando por aí com caras de brincos'. 'Miles Davis nunca desperdiçou uma nota, garoto – ou uma palavra com um idiota'.

'Jazz é sobre o momento em que você está. Ser moderno não é sobre o futuro, é sobre o presente.'

Eu penso nisso agora, neste ano novo. O Big Bang da música pop dizendo para mim que tudo é sobre o momento, uma pintura recente e nunca retrabalhar o quadro em excesso.

Eu imagino o que ele pensaria do tempo que eu e meus colegas de banda levamos para terminar um álbum. Ele e sua famosa impaciência com diretores, produtores – qualquer um na verdade que ficasse atrapalhando o caminho. Ele estava certo, tenho certeza. Vivendo em plenitude o momento, aquele pequeno espaço de tempo depois que você apertou o botão gravando é o que faz a eternidade. Se, como Frank, você canta como nunca cantará novamente. Se, como Frank, você canta como nunca cantou antes. (...)"




2 comentários:

Laura Macedo disse...

Grata pelo duplo presente: o lançamento do pacotão do Sinatra e pelo belo post.
"I've Got You Under My Skin", de Cole Porter, é a cara de um certo casal que conheço e que adora dançar.
Beijos.
Laura Macedo.

Dodó Macedo disse...

Bem lembrado, querida. Vamos dançar!
Beijos.

Dodó Macedo.