domingo, 25 de outubro de 2009

FRACASSOMANIA NA ORDEM DO DIA


Os midiáticos estão nervosos. Pelo que lemos e ouvimos, os fracassomaníacos estão meio que perdendo as estribeiras. Por mais que torçam pelo desastre, a realidade teima em contrariá-los. Uma lástima.

.O Brasil alcançou posição de destaque no cenário mundial. O G20 superou o G7 graças, em grande parte, ao papel desempenhado pelo Brasil. Aí os fracassomaníacos correm para dizer que isso é besteira, que Jim O'Neil bajulou o Brasil ao colocá-lo no BRIC e que os entendidos até hoje questionam a inclusão do Brasil (como se desconhecêssemos a situação da Rússia...). E dizem mais: os grandes jornais e revistas do exterior só elogiam o Brasil porque estão à distância. Quem está aqui dentro enxerga melhor. Ué, e os chamados correspondentes estrangeiros, estão só turistando por aqui?

.O Brasil, EUA e União Europeia desmoralizaram o neoliberalismo. No fim das contas, o Estado entrou em campo e salvou a lavoura. Os fracassomaníacos, que tanto torceram contra e ainda torcem, silenciam espertamente.

.O Brasil diversificou as parcerias comerciais, o que acabou por salvá-lo do desastre externo (ao contrário do México, que se arrebentou em face do Nafta). Os EUA, para quem o Brasil vendia 28% de suas exportações, despencaram para 12%, suavizando o impacto da crise financeira mundial sobre o país. Os fracassomaníacos contrapõem: mas o Brasil não tem uma política séria, tanto que continua a exportar para a Venezuela do semiditador Chávez. Ué, replicamos, e os EUA? Quem é o maior importador do petróleo venezuelano?

.O Brasil tem uma enorme chance de evoluir a partir do Pré-Sal. Ah, mas isso é energia suja, criticam os fracassomaníacos. É, né? Mas se o Brasil dependesse do petróleo externo nada disso seria dito. Só a incompetência da Petrobras seria ressaltada.

.O Brasil combate o narcotráfico nos morros do Rio. As consequências, claro, estão sendo amargas. Os fracassomaníacos não enxergam mérito algum em tal iniciativa. Torcem para que a Olimpíada seja tirada do Brasil. Foi preciso a imprensa inglesa lembrar que Londres foi vítima de atentados sanguinários logo após haver sido eleita sede da Olimpíada 2012 e nem por isso o Comitê Olímpico a excluiu.

.O Brasil, ainda às voltas com inúmeras deficiências, conseguiu tirar milhões de famílias da miséria. Os fracassomaníacos até pensam em dizer: esse negócio de ascensão social só vai implicar em saturação dos serviços sociais, das escolas e universidades, das rodoviárias e aeroportos, um absurdo. Onde já se viu tanto pobre comendo, produzindo, viajando, estudando?! É bem provável que eles pensem assim. Por motivos óbvios não falam. Em compensação, nada dizem sobre o grande mérito do Brasil no combate à miséria.

Alguns fracassomaníacos estariam pensando em criar um tal Movimento de Solidariedade aos Fracassomaníacos. Um deles teria questionado:

- Movimento? Por que não Clube?

Ao que o outro fracassomaníaco:

- É que, qual Groucho Marx, eu jamais entraria em um clube que me aceitasse como sócio.
................
(Acima, gravura do argentino
Luis Felipe Noe).

Nenhum comentário: