quinta-feira, 9 de julho de 2009

A VOLTA TRIUNFAL DO SALÃO... (II)




2008 passou em brancas nuvens para o Salão. Mas quando resolveu dar as caras foi assim: este foi, disparado, o melhor de todos. Por quê? O que fez o Salão dar essa baita volta por cima?

A praça.

Explico: o palco, nos 25 salões anteriores, era o solene palco do Theatro 4 de Setembro. A exposição dos desenhos da competição ocorria, no início (nos anos oitenta), numa galeria, e em seguida no salão do Clube dos Diários. Theatro e clube se integram ao 'complexo cultural', mas são, queiramos ou não, solenes, não podendo competir com o apelo e a descontração da praça pública.

Tudo passou a integrar a praça.

Para alegria de todos, a Fundação Nacional do Humor nominou o palco principal de Palco Arnaldo Albuquerque! Ducacete. Homenagem mais que justa ao piauiense pioneiro do cartum e do quadrinho (com incursões pelo cinema), autor do antológico 'Humor Sangrento'. Que bom.

(Os potes da foto acima - e outros - foram pintados pelos artistras plásticos Dora Parentes, Gabriel Arcanjo, Cícero Manoel, Rogério Albino, Dalva Santana, Genivaldo, Mestre Expedito, Josafá, Cleiton, Jonathans, Cecília Mendes, Jandaia, Jacinta Ramos e Josefina Gonçalves).

Nenhum comentário: