segunda-feira, 9 de março de 2009

O QUE VEM POR AÍ


Inquérito-sob-segredo-de-justiça sobre vazamento de inquérito-sob-segredo-de-justiça está em curso, embora os autos já se encontrem na Justiça Federal. Tal inquérito, em que se apura o comportamento do delegado Protógenes Queiroz, é que teve informações vazadas e disponibilizadas para a revista Veja. O juiz Ali Mazloun teria sido o autorizador da providência.

O inquérito pinta um quadro dantesco (nenhuma insinuação a Daniel Dantas) sobre ações praticadas por Protógenes, que serviram de base para o texto alinhavado por Veja, a seu arbítrio. Protógenes contesta veementemente as acusações - e só hoje, três dias depois de publicadas, foi ouvido pela grande mídia (ainda assim tendo seus argumentos editados).

O propósito inicial de Veja e aliados certamente será alcançado: a prorrogação da CPI dos Grampos.

O propósito final - a anulação da Satiagraha -, no entanto, são outros quinhentos.

De qualquer modo, e uma vez que o inquérito-sob-segredo-de-justiça resultou vazado, o que se espera é que o ministro Gilmar Mendes, atento guardião da Constituição Federal e do Estado Democrático de Direito, venha a público deplorar mais essa afronta às diretrizes jurídicas nacionais.

Mas o que se aguarda com ansiedade é a decifração/divulgação do conteúdo dos 12 HDs apreendidos de Daniel Dantas, ora sob atentos olhares nos EUA. Trata-se, aliás, de ansiedade causadora de insônia ampla, geral e irrestrita...

Nenhum comentário: