domingo, 1 de março de 2009

BOA PEDIDA

Salutar a inspeção procedida pelo Conselho Nacional de Justiça na jurisdição Piauí - bem como o propósito de torná-la permanente, conforme deliberação do corregedor nacional, ministro Gilson Dipp.

Houve tropeços, acusações infundadas nas audiências públicas? A verdade, ao final, esperamos, aflorará, inclusive a pertinência, ou não, do 'livre convencimento' do julgador.

O certo é que a cada dia se consolida a máxima de McLuhan: 'informação é poder'. Tal diretriz, aliás, ficaria mais adequada à realidade se expressamente enfatizasse: 'informação rápida e precisa é poder'.

Não há inspeção (correição; fiscalização) eficaz se não se conta com informação rápida e precisa. É condição 'sine qua' a informatização total do sistema: o que entra, o que tramita, o que sai - e em quanto tempo e como. Qualquer iniciativa que careça de tal base não passa de simulacro.

Qual a situação reinante no judiciário piauiense? Um dado: a estrutura disponibiliza um computador para cada dois servidores...

Que a inspeção seja permanente, mas a eficácia só virá se o sistema amparar-se em informações adequadas e consequências sadias e enérgicas.

Nenhum comentário: